• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Mau hálito canino, causas e prevenção

Mau hálito canino - Causas e prevenção

É comum os donos de animais de estimação reclamarem do mau hálito de seus cães e gatos após brincadeiras e agrados. Segundo Amanda Sonnewend, veterinária da Vetnil, o principal motivo pelo mau hálito dos animais é a formação de tártaro em seus dentes. Ele está presente na dentição de cerca de 80% dos cães e gatos adultos.

Amanda diz que a formação de tártaro é um fator normal e se deve ao acúmulo de alimento nos dentes, já que dificilmente a higiene bucal dos cachorros é feita após as refeições.

A idade, a dieta alimentar e até a capacidade de defesa do organismo de cada animal também são fatores que influenciam o aparecimento e a quantidade de tártaro.

Prevenção

Para previnir a formação do tártaro é essencial que o dono esteja atento a higiene e a saúde bucal do seu animal. Deve-se abrir a boca e observar a coloração da língua, que deve ser vermelho vivo e toda semana o dono deve realizar a higiene bucal do seu cachorro. Segundo a veterinária Amanda, a prevenção do tártaro exige a escovação dos dentes dos animais diariamente ou pelo menos quatro vezes por semana. Ossos de couro bovino comprados em pet shops também ajudam bastante.

Visite nosso Guia de veterinárias do Rio de Janeiro

Filed Under:

2 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed


  1. Muito bom mesmo! as vezes esquecemos que os cães e gatos tem que ter os mesmos cuidados de higiene que nós seres(humanos)..

     

  2. Minha cadela tinha mau hálito, mas eu usei um tipo de enxaguante bucal nela (e ainda uso) que funcionou muito bem! O que eu usei foi esse aqui http://revistameupet.com.br/higiene-e-cuidados/enxaguante-bucal-para-seu-pet-evita-mau-halito/114/

     

Deixe um comentário