• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Qual a ração ideal para meu cão?

Qual a ração ideal para meu cão?

Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão?

Rações Premium? Super Premium?

Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação (veja tabela abaixo com as principais marcas em cada categoria). As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das víceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores.

Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos sub tipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão...

De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.

Adultos e filhotes... cada um na sua...

Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote.

No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame.

Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que esta em casa esperando o dono chegar do trabalho.

Ração Diet ou Light para meu cão?

Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como por exemplo um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas.

As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas mas para isso e necessário um certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peca a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.

Super-premium
Eukanuba (IAMS)
K&S Equilíbrio (Total)
Hills Science Diet (Hill's)
Linha Size Royal Canin (Royal Canin)
Match Super Premium (Sagemuller)
Pedigree Advanced (Effem)
Nutro Choice Lamb & Rice (Yporã)
Ossobuco (Nutron)
Premier Pet (Premier Pet)
Pro Plan (Nestlé)
Guabi Natural (Guabi)

Premium
Big Boss (Total)
Faro (Guabi)
Foxy (Provimi)
Friskies (Nestlé)
Golden Fórmula (Premier Pet)
Max (Total)
Petisko Premium (Itambé)
Pedigree (Effem)
Premium Dog (Royal Canil)
Ultradog
Royal Canil Club Croc (Royal Canil)
Tutano (Nutron)

Standard
Bonzo (Purina
Croc Dog (Socil)
DeliDog Semi Úmida (Purina)
Frolic (Effem)
Herói (Guabi)
Karina Premium (Purina)
Lider Chips (Total)
Nero (Total)
Nutridog (Provimi)
Pedigree Champ (Effem)
Petisko (Itambé)
Royal Canin Selection (Royal Canil)

Existem ainda rações especiais para:
cães que precisam perder peso ou recuperá-lo rapidamente
cães com sensibilidade digestiva
cães com alto nível de atividade, como esportistas ou cães de trabalho
cães idosos - depende do tamanho da raça a idade em que um cão é considerado idoso
cães órfãos ou em processo de desmame

Visite nosso Guia de Pet Shops no Rio de Janeiro

Filed Under:

12 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anônimo says:

    Faço medicina veterinária... Adorei o site! Possui informações importantes que devem ser repassadas para os proprietários.

     
  2. Anônimo says:

    adorei o site agora que eu sei escolher caes seiq que quero ter um Fox Paulistinha e ja sei todos os cuidados que preciso tomar .

     
  3. Anônimo says:

    bom dia
    adquiri filhote de AUSTRALIAN CAPLLE BLUE DOG, esta com 4 meses, estou tratando com ração small eukanuba, mas o
    cao acredito fica com fome, derrepente estou com ração errada, para o tipo de cao, agitado, e muito hagil, abraços
    vinicius parra
    vpcollin49@hotmail.com

     
  4. Teca Neves says:

    Boa noite.
    dei para para os meus cachorros Tutano e eles adoraram,fui saber mas sobre a ração e é feita de carne fresca.
    recomendo e meus caninos também!!!!

    Teca Neves

     
  5. Anônimo says:

    Bom dia tenho uma filhote de pinsher de 4 meses que esta comendo a ração small da royal canin porem a quantidade que a veterinaria passou para eu dar pra ela comer a esta deixando morta de fome se dou mais racao ela faz mais fezes mais estou com do pos ela quando coloco comida pra ela parece que vai morrer da forma que esta comendo, poderia me auxiliar se estou dando a racao correta que traz saciedade ou se a quantidade que estou dando esta insuficiente.
    Quant. por dia uma xicara de cafe por dia facionada por 3 refeicoes.

     
  6. Anônimo says:

    adoro minha cachorrinha ela é uma Cocker com poodle. Dou a ração mascote. É a ração certa?

     

  7. Tenho um labrador que completou 1 ano de idade. Comecei a dar a ração adulto da Magnus Premium. Sabem me dizer se a ração é de boa qualidade e qual vcs me recomendaria?

     

  8. Por que a Royal Canin nao esta na lista das suuper premium?

     

  9. Sorry, acabei de ver a royal na lista!

     
  10. Anônimo says:

    Bom dia tenho 3 pastor alemão e um pitbull estão comendo a ração cão Brother queria saber se a ração é boa.
    amorim.marines@bol.com.br

     

  11. Mijo de cachorro nunca mas chego
    CHEGOU O QUE FALTAVA, FREE OF DOG O PRETINHO QUE ESCURECE O PNEU E ESPANTA O CACHORRO PARA NÃO MIJAR EM SUA RODA. TESTADO E APROVADO . PARA CARROS,MOTOS,PORTÕES ETC...
    OPORTUNIDADE ; SEJA UM DISTRIBUIDOR EM SUA REGIÃO ENTRE EM CONTATO. 021-32487353/91487408 -CLARO. FRANCISCO CARLOS

     
  12. Anônimo says:

    a royal canin deu problema urinário e de pele na minha pinscher e morreu com 12 anos e hoje tenho duas pets: uma york e pinscher e dei a mesma ração a royal canin , gordurosa e deu problema de pele, agora troquei a ração por salmão e arroz de outro fabricante premier.Estão ótimas

     

Deixe um comentário