• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Como ensinar o cão a buscar objetos?

Cão buscando a bola

Comando oral: BUSca (Enfatize a pronuncia do BUS).

Informações gerais sobre o comando de busca
A maioria dos cães adora buscar objetos naturalmente, mas poucos os devolvem ao seu dono. Seguindo as instruções descritas aqui, você não terá este problema.

Capture o comportamento
A captura deste comando será facilitada se você de vez em quando pegar um brinquedo do seu cachorro e jogá-lo longe; assim que seu cachorro for até lá e pegá-lo, faça festa, mas não corra atrás dele. Elogie-o a distância. Caso ele se aproxime com o objeto na boca, faça mais festa ainda.

Você não deve correr atrás do cachorro, pois ele interpretará o ocorrido como uma ótima maneira de chamar sua atenção, e começará a fazer isto mais e mais vezes. Aos poucos, ignore-o caso ele não volte com o brinquedo até você, logo ele perceberá que a brincadeira só atrai a sua atenção se ele voltar até você.

Assim que ele estiver voltando sistematicamente, introduza a palavra “busca”. Ele não estará devolvendo ainda o brinquedo para você, e nem você estará tentando tirá-lo dele.

Este é mais um dos motivos pelos quais é melhor não ensinar o cachorro a brincar de disputar a posse de um objeto (o famoso cabo-de-guerra), já que muitas vezes a recompensa é o próprio objeto; é preciso que seu cão saiba que tirar algo da boca dele não é brincadeira, é sério, e ele deve largá-lo assim que você pedir. Parece triste, não poder brincar de cabo-de-guerra com seu cão, mas, acredite, ele inventará inúmeras outras brincadeiras com você.

Agora que ele sempre fica a seu alcance logo após você ter jogado um brinquedo, é hora de começar a tirá-lo dele. Uma das maneiras de fazer isso é dar um petisco como recompensa; para poder pegá-lo, ele será obrigado a abrir a boca e soltar o brin¬quedo.

Preste atenção: elogie-o por ele ter voltado até você, aí pare de elogiar, praticamente ignorando-o, até tirar o brinquedo da boca dele; mas, assim que o objeto estiver com você, elogie-o e recompense-o, ignorando totalmente o objeto. Isto é feito para que o cão não relacione o elogio com a tentativa de tirar o objeto, pois, se essa associação ocorrer, seu cão vai disputar cabo-de-guerra toda vez que trouxer algo para você.

Outro cuidado é com a recompensa – às vezes, o cachorro está tão interessado na recompensa que não vai buscar nada, por isso é mais fácil ensiná-lo através da brincadeira até que ele entenda que, para receber a recompensa, é necessário buscar o objeto.

Relacione o comportamento ao comando
Assim que seu cão já estiver trazendo regular¬mente o objeto para você, comece a relacionar o comando e o gesto todas as vezes que arremessar o brinquedo.

Modele o comportamento
Ensine-o a ir buscar o objeto somente quando você falar, para isto prenda uma cordinha fina na coleira de seu cão, segure-a firmemente com a mão ou pise em cima, prendendo-a com o pé, atire o objeto mas não peça para ele ir buscar. O cão provavelmente sairá correndo e será surpreendido com um tranco no pescoço. Peça para ele deitar e aí estimule-o a ir buscar, sem prender a cordinha, mostrando ao cão que ele não levará tranco no pescoço quando você der o comando BUSCA. Comece a estimulá-lo a buscar cada vez mais rapidamente, e a trazer o objeto para você em linha reta; para isso diga busca com entusiasmo e, assim que seu cão apanhar o objeto, corra para o lado oposto, fazendo-o correr para alcançá-lo.

Dificulte e varie as situações
Comece a substituir os objetos para que ele entenda o busca com qualquer objeto. Os primeiros devem ser brinquedos de que ele goste bastante, mas, depois que ele já tiver entendido a brincadeira, qualquer objeto servirá, pois ele estará interessado na recompensa (que pode ser sua atenção, a simples brincadeira ou alguma outra coisa).

Problemas e soluções
Como ensinar o busca a um cão que corre atrás do objeto mas não apanha? Ensine-o primeiramente a morder um objeto sob comando; para isso, pegue algo que ele morda, como um osso, dê para ele, clique e recompense-o. Aos pou¬cos, vá substituindo os objetos e aguarde mais para clicar até seu cão “acostumar-se” a segurar o objeto com a boca.

E se o cachorro pegar o objeto mas não voltar?
É o problema mais comum e é facilmente resolvi¬do. Corra para o lado oposto, estimulando-o a vir atrás de você. Recompense-o sempre que ele vier até você carregando o objeto, mesmo que no começo só carre¬gue por alguns metros; estimule-o verbalmente (falando “muito bem!”), enquanto ele estiver com o objeto na boca, e pare imediatamente assim que ele largá-lo.

Filed Under:

7 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anônimo says:

    eu gostei muito desse tipo de treinamento, assim meu cachorro se tornara um ótimo amigo meu e leal aos meus comando, adooorei !!! fabio hallex

     
  2. Anônimo says:

    ola,me chamo sheila ,olha tem como fazer um cachorro ja adulto a pegar brinquedo e trazer para mim,eu tenho uma vira-lata que veio da rua e um pincher de 6 anos obrigado

     
  3. Anônimo says:

    E se o cachorro sai correndo pelo quintal sem dar a mínima para você ou para o objeto que joguei?

     
  4. Anônimo says:

    Olha, minha cadelinha nao brinca de buscar a bolinha, ela esta desanimada, é um poodle, nao sei oque esta acontecendo. Nao passeio frequentemente com ela mas dou muito carinho a ela. Hoje mesmo estava com ela na rua, e vi que ela estava animada, entao peguei uma bolinha e joguei, para ver se ela buscava, mas nn buscou. Como animo ( ou terino!?!... ) ela para ela pelo menos correr atras da bolinha?

     
  5. Anônimo says:

    olha eu comecei a fazer cm poodle no começo era bem desanimado, hoje ele busca qual quer coisa q eu joga + claro tem que ter a recompensa, Agora o Thor busca s faz de morto entr outras coisas...

     

  6. Eu descobri um curso de adestramento para cachorros que é simplesmente ótimo.
    Nele aprendemos a ensina-los a fazer suas necessidades nos lugares certos, a não destruir as coisas, latir só quando for preciso e também técnicas para passeios, e muito mais.
    Gente, são técnicas de treinamentos muito fáceis de serem colocadas em prática, vale muito a pena.
    O curso é em formato de e-book digital, basta baixa-lo e tem um preço super acessível, eu recomendo!!
    Esse é o link do curso caso alguém se interesse ok
    http://bit.ly/cursoadestrarcaes

     

  7. Muito Bom seu Artigo... ADOREI!!

    Eu também tenho uma excelente dica para quem esta querendo adestrar cachorro.

    Eu conheço um guia completo onde aprendemos tudo sobre adestramento de cães. São treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Nele aprendemos a ensina-los a deixar de destruir as coisas, a latir só quando necessário, e fazer suas necessidades no lugar certo!

    Incrível Método Que Pode Ser Aplicado Por Qualquer Pessoa 15 Minutos Por Dia. Se alguém tiver interesse em saber mais esse é o site:

    Site: http://comoadestrarcachorro.blog.br/

    E-mail: adestrarcachorro@gmail.com

    YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=OEg2D3-yDUo

     

Deixe um comentário