• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Como ensinar o cão a buscar objetos?

Cão buscando a bola

Comando oral: BUSca (Enfatize a pronuncia do BUS).

Informações gerais sobre o comando de busca
A maioria dos cães adora buscar objetos naturalmente, mas poucos os devolvem ao seu dono. Seguindo as instruções descritas aqui, você não terá este problema.

Capture o comportamento
A captura deste comando será facilitada se você de vez em quando pegar um brinquedo do seu cachorro e jogá-lo longe; assim que seu cachorro for até lá e pegá-lo, faça festa, mas não corra atrás dele. Elogie-o a distância. Caso ele se aproxime com o objeto na boca, faça mais festa ainda.

Você não deve correr atrás do cachorro, pois ele interpretará o ocorrido como uma ótima maneira de chamar sua atenção, e começará a fazer isto mais e mais vezes. Aos poucos, ignore-o caso ele não volte com o brinquedo até você, logo ele perceberá que a brincadeira só atrai a sua atenção se ele voltar até você.

Assim que ele estiver voltando sistematicamente, introduza a palavra “busca”. Ele não estará devolvendo ainda o brinquedo para você, e nem você estará tentando tirá-lo dele.

Este é mais um dos motivos pelos quais é melhor não ensinar o cachorro a brincar de disputar a posse de um objeto (o famoso cabo-de-guerra), já que muitas vezes a recompensa é o próprio objeto; é preciso que seu cão saiba que tirar algo da boca dele não é brincadeira, é sério, e ele deve largá-lo assim que você pedir. Parece triste, não poder brincar de cabo-de-guerra com seu cão, mas, acredite, ele inventará inúmeras outras brincadeiras com você.

Agora que ele sempre fica a seu alcance logo após você ter jogado um brinquedo, é hora de começar a tirá-lo dele. Uma das maneiras de fazer isso é dar um petisco como recompensa; para poder pegá-lo, ele será obrigado a abrir a boca e soltar o brin¬quedo.

Preste atenção: elogie-o por ele ter voltado até você, aí pare de elogiar, praticamente ignorando-o, até tirar o brinquedo da boca dele; mas, assim que o objeto estiver com você, elogie-o e recompense-o, ignorando totalmente o objeto. Isto é feito para que o cão não relacione o elogio com a tentativa de tirar o objeto, pois, se essa associação ocorrer, seu cão vai disputar cabo-de-guerra toda vez que trouxer algo para você.

Outro cuidado é com a recompensa – às vezes, o cachorro está tão interessado na recompensa que não vai buscar nada, por isso é mais fácil ensiná-lo através da brincadeira até que ele entenda que, para receber a recompensa, é necessário buscar o objeto.

Relacione o comportamento ao comando
Assim que seu cão já estiver trazendo regular¬mente o objeto para você, comece a relacionar o comando e o gesto todas as vezes que arremessar o brinquedo.

Modele o comportamento
Ensine-o a ir buscar o objeto somente quando você falar, para isto prenda uma cordinha fina na coleira de seu cão, segure-a firmemente com a mão ou pise em cima, prendendo-a com o pé, atire o objeto mas não peça para ele ir buscar. O cão provavelmente sairá correndo e será surpreendido com um tranco no pescoço. Peça para ele deitar e aí estimule-o a ir buscar, sem prender a cordinha, mostrando ao cão que ele não levará tranco no pescoço quando você der o comando BUSCA. Comece a estimulá-lo a buscar cada vez mais rapidamente, e a trazer o objeto para você em linha reta; para isso diga busca com entusiasmo e, assim que seu cão apanhar o objeto, corra para o lado oposto, fazendo-o correr para alcançá-lo.

Dificulte e varie as situações
Comece a substituir os objetos para que ele entenda o busca com qualquer objeto. Os primeiros devem ser brinquedos de que ele goste bastante, mas, depois que ele já tiver entendido a brincadeira, qualquer objeto servirá, pois ele estará interessado na recompensa (que pode ser sua atenção, a simples brincadeira ou alguma outra coisa).

Problemas e soluções
Como ensinar o busca a um cão que corre atrás do objeto mas não apanha? Ensine-o primeiramente a morder um objeto sob comando; para isso, pegue algo que ele morda, como um osso, dê para ele, clique e recompense-o. Aos pou¬cos, vá substituindo os objetos e aguarde mais para clicar até seu cão “acostumar-se” a segurar o objeto com a boca.

E se o cachorro pegar o objeto mas não voltar?
É o problema mais comum e é facilmente resolvi¬do. Corra para o lado oposto, estimulando-o a vir atrás de você. Recompense-o sempre que ele vier até você carregando o objeto, mesmo que no começo só carre¬gue por alguns metros; estimule-o verbalmente (falando “muito bem!”), enquanto ele estiver com o objeto na boca, e pare imediatamente assim que ele largá-lo.

Filed Under:

4 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anônimo says:

    eu gostei muito desse tipo de treinamento, assim meu cachorro se tornara um ótimo amigo meu e leal aos meus comando, adooorei !!! fabio hallex

     
  2. Anônimo says:

    ola,me chamo sheila ,olha tem como fazer um cachorro ja adulto a pegar brinquedo e trazer para mim,eu tenho uma vira-lata que veio da rua e um pincher de 6 anos obrigado

     
  3. Anônimo says:

    E se o cachorro sai correndo pelo quintal sem dar a mínima para você ou para o objeto que joguei?

     
  4. Anônimo says:

    Olha, minha cadelinha nao brinca de buscar a bolinha, ela esta desanimada, é um poodle, nao sei oque esta acontecendo. Nao passeio frequentemente com ela mas dou muito carinho a ela. Hoje mesmo estava com ela na rua, e vi que ela estava animada, entao peguei uma bolinha e joguei, para ver se ela buscava, mas nn buscou. Como animo ( ou terino!?!... ) ela para ela pelo menos correr atras da bolinha?

     

Deixe um comentário