• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Cachorro com caspa, o que fazer?



Da mesma forma como os humanos os cães podem ter caspa e as causas são muito variadas. Também chamada de seborréia, é uma doença de pele que ataca os cães e deixa um aspecto de flocos de neve no corpo do animal. É possível detectar a seborréia primária e secundária com diferentes causas.

A seborréia primária pode ter fundo medicamentoso, endócrino, problemas com a alimentação como a falta ou excesso de gordura, proteína, vitamina A, zinco, além da má absorção e problemas no metabolismo. Já a seborréia secundária pode ter como causa as pulgas e carrapatos, dermatites, sensibilidade a produtos que são passados no animal como o xampu e o tempo muito seco.

As características da seborréia primária são tipicamente a oleosidade e a descamação. A seborréia secundária também apresenta descamação, porém é mais seca. Além disso, existem algumas raças que tem maior predisposição a desenvolver esse tipo de problema por questões genéticas, como é o caso da seborréia dos spaniels.

As formas de tratamento estão ligadas a causa do problema. Entretanto, normalmente, são usados xampus, pomadas e medicamentos de uso interno que pode ser por via oral ou injetável, se o caso for um pouco mais grave. Para o diagnóstico e indicação do tratamento, o ideal é consultar um veterinário.

Encontre um veterinário em nosso Guia de Veterinárias do Rio de Janeiro.

Filed Under: