• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Mix de raças caninas

Filhote de Puggle
Enquanto que alguns especialistas se preocupam em manter a pureza (pedigree) de uma determinada raça, outros tentam misturá-las para obter um cão com características inusitadas.

Normalmente quando as pessoas vão comprar um filhote, muitas delas se preocupam se o cão possui pedigree. O pedigree é um "atestado" da pureza de uma raça.

Um cão que possui pedigree tem sua linhagem inteira conhecida. O X da questão é que, ao se realizar estes cruzamentos, há uma redução na diversidade genética e aumenta a probabilidade do aparecimento de doenças. Estima-se que 25% dos animais com pedigree possua alguma doença de origem genética (devido aos cruzamentos consanguíneos). Segundo o que já se sabe da genética, o cruzamento entre raças diferentes aumenta a diversidade... sob este aspecto, a mistura entre raças é vantagosa e necessária para garantir a existência de uma espécie.

A miscigenação (mistura) de raça caninas, têm se tornado uma febre em alguns países como o Canadá, Inglaterra e Austrália. As pessoas que trabalham na mistura de raças estão sendo conhecidas como designers de cães. O objetivo desta mistura entre raças é obter um cão hibrído, isto é, um cão que herde as qualidades desejadas de cada uma das raças. Por exemplo, alguma pessoa pode ser doida para ter um labrador, mas talvez não o tem por restrições de espaço (tipo morar em apartamento). Então, imagine um cão do de porte médio, possuindo algumas características de um labrador (dócil, inteligente e obediente). Este é o objetivo dos designers de cães. Contudo, em um cruzamento deste tipo, poucos são os filhotes que herdam as qualidades desejadas. Então, para os que desejam comercializar este cães híbridos, é necessário que haja uma seleção dos cães de melhor temperamento.

Pode parecer brincadeira, mas nos Estados Unidos, muitas pessoas pagam grandes quantias por um destes cães híbridos. O valor pago por um destes híbridos é, muitas das vezes, bem superior ao de um cão com pedigree. Nos Estados Unidos já existe um Clube de Cães Híbridos, contendo mais de 400 raças híbridas. Apenas a título de curiosidade, vamos citar algumas "novas" raças:

Labrador + Poodle = Labradoodle
Pug + Beagle = Puggle
Cocker Spaniel + Poodle Toy = Cockapoo

A Federação Cinológica Internacional (FCI) não aceitam os cães híbridos e para eles, esta história de misturar raças "não passa de mera maluquice dos americanos", diz Carlos Manso que é árbitro da Confederação Brasileira de Cinofilia.

Apesar das vantagens aparentes que podem ser obtidas de um cruzamento entre raças, não é possível, ainda, garantir o comportamento de um cão híbrido. Pode-se obter um animal muito dócil ou uma verdadeira ferinha.

Filhote de Labradoodle

Filed Under:

16 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed


  1. tenho uma cadela de 8 meses pitbull com boxer!
    adoro o temperamento e estrutura tanto do corpo quanto muscular, tem um porte médio, pesa cerca de 1 kilos e tem o corpo bastante musculoso, acho que na idade adulta ela vai pesar entre 25 a 35 kilos.
    ela se chama Tawalla :D
    gostaria de ver alguma foto de alguem que tem uma na idade adulta!
    Obrigada!

     
  2. Anônimo says:

    Minha cadela poodle toy e cruzou com um cocker spaniel e estou muito apreensiva, pois não sei como vai sair estes filhotes.Vocês tem algumas fotos de cachorros desse cruzamento? ela é branquinha e ele caramelo.

     

  3. meu cachorro é um akita e cruzou com uma pincher como ficaria ?

     
  4. ODE LOGUN says:

    thallis siva eu tambem tenho uma pit box a minha ja estar adulta i e linda mais neste momento eu nao tenho foto mais vvou tirar e vou por no meu face thiago_tallen@hotmail.com thiago azeredo ferreira valeu um abraço

     

  5. Meu cachorro é de um cruzamento de um poodle com uma fox ele é muito parecido com o mailou o cachorro do maskara o Jack Russel peguei 2 filhotes um era igualzinho até na cor com o mailou mais ele infelizmente foi atropelado quando ainda era pequeno mais o outro é preto e branco mais é muito bonito docil e inteligente

     
  6. Anônimo says:

    tenho uma yorkshire com pequines e ela parece um shitsu ate tem pedigreee !!!!!

     
  7. Bruno Vox says:

    Meu e de um cruzamento de uma Poodle com um pitbull
    imaginem isso hehe

     
  8. Anônimo says:

    tenho uma pequines cruzada com yorqshire que se parece com Lhasa Apso.

     
  9. Anônimo says:

    tenho uma filhote de lhasa com york, queria saber como ficará adulta?

     
  10. Alanna says:

    O meu cachorro é pudle mas nao sei com qual mistura ele é como faço pra saber sendo que a mae fugiu pra cruzar ele lembra muito labrador com pelo liso e arrepiado ele tem 2 meses é amarelo com as patas brancas e tem pouca coloração marrom,ele é de porte medio a grande sendo q a mae é de porte medio

     
  11. Alexandre says:

    tenho um spitz alemão, cruzou com poodle. Como será??

     
  12. Anônimo says:

    Meu filho ganhou um filhote de cruzamento de poodle com pit bul, alguém sabe me dizer qual o temperamento desse cão ?

     
  13. julio says:

    Bom dia tenho uma dalmata que cruzol com boder collie como seria o filhote

     
  14. Anônimo says:

    Minha cachorra é uma cruza de poodle gigante com husk, e cruzou com um pitbull como sairão esses filhotes? Ela está prenhe há 1 mes e meio. ..

     
  15. Anônimo says:

    Meu cachorro é uka cruza de akita com labrador! Como será ?

     

  16. No ritmo que ta as coisas aqui em casa, vamos ter uma remessa de Cocker com Akita kkkk quero nem ver oque vai sair..

     

Deixe um comentário