• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

São Bernardo

São Bernardo

São Bernardo
Um saldo estimado de 2.500 vidas humanas salvas por São Bernardos, durante três séculos de trabalho árduo nas montanhas do norte do globo, lhe deram o título de "cão salva vidas". Hoje em dia, as modernas rodovias e tecnologias de salvamento tornaram desnecessário o trabalho deste grande campeão. Hoje em dia o São Bernardo é valorizado como um zelozo, inteligente e amável cão de companhia.

História do São Bernardo

Um monge chamado Bernardo de Menthon fundou o Mosteiro de São Bernardo em 980 d.c., o qual veio a dar nome a raça. Neste local, os monges que ali viviam, davam amparo aos viajantes que passavam pelas perigosas passagens alpinas entre a Suiça e a Itália. Por volta do século XVIII, os monges criavam esses cães extremamente fortes e com olfato apuradissimo para o salvamento de viajantes perdidos e fadados ao congelamento. No ínicio tinham uma pelagem curta, posteriormente com cruzamentos de cães da raça Terra Nova surgiu uma variedade com a pelagem bem mais densa.

Características do São Bernardo

É dos Gigantes caninos talvez o mais gentil, carinhoso, companheiro e afetuoso com crianças. Necessita de muito espaço, alimento e bastante exercício. Seu carisma pela vida humana é inexplicável.
Altura: Macho: de 70cm a 90cm
Médio e Grande: Fêmea 65cm a 80cm
Peso: Macho: 80de kg a 100kg
Fêmea: de 60kg a85kg
Grupo: Grupo 9 – Seção 2
Funções: Busca e salvamento.
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: Variedade pêlo curto (pelagem dupla): pêlo de cobertura denso, liso, bem assentado e rústico. Subpêlo abundante. Ligeiro culote nas coxas; pelagem densa na cauda.
Variedade pêlo longo: pêlo de cobertura reto, de comprimento médio, com subpêlo abundante. Pêlo curto na face e nas orelhas; na região da anca e sobre a garupa o pêlo é, geralmente, um pouco ondulado. Franjas nos anteriores. Culotes bem cheios nas coxas. Cauda emplumada
Cor: branco, com placas, maiores ou menores, em marrom avermelhado (cão matizado) até formar um manto contínuo no dorso e flancos (cão mantado); o manto manchado (marcado de branco) é equivalente. O marrom avermelhado tigrado (bringé) é admitido. A cor marrom amarelado é tolerada. Marcas escuras na cabeça é desejável. Toques de preto no tronco é tolerado.
Marcas brancas necessárias: no peito, nuca, patas, extremidade da cauda, lista (na cana nasal que se prolonga na cabeça, passando por entre os olhos) e a faixa em torno do focinho.
Marcas almejadas: colar branco e a máscara escura, simétrica.
Nome de origem: St Bernhardshund - Bernhardiner senennhund
País de origem: Suíça
Registro FCI: 061

Filed Under:

7 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. d1goolll says:

    ''Seu carisma pela vida humana é inexplicável''
    Pois é amigo, isso é pura verdade, quando minha cadela chamada LOLA estava viva, ela adorava ficar deitada cmg na cama ou de tão apegada à mim, não deixava os outros cães que tenho chegarem perto pra eu fazer carinho.. é uma pena que ela tenha me deixado tão novinha 2 anos apenas.. teve um problema no coração dela e não sei dizer o porque disto, pois alimentávamos bem, fazíamos bastante exercícios nada exagerado claro, bastante carinho e amor!! até hoje sinto falta dela :( [quando chego no jardim, olho em volta e vejo que ela não está mais cmg, sinto vontade de chorar!! meus pais decidiram crema-la e enterra-la no jardim.]

     

  2. o são bernardo pode viver em casas pequenas com quintal, mas o dono tem que proporcionar passeios diários!

     
  3. Anônimo says:

    numca tive um sao bernardo mais apesar da ideia que ate seus proprios donos fazem deles eu ja vi sao bernardos que se impoem de maneira bastante intimidante para malfeitores na frente de suas casas pois essa e a funçao original deles sao guardas possantes e naturais tanbem ja li que eles sao obedientes e tem otima capacidade respiratoria.

     
  4. Anônimo says:

    lindos adoro!!!!!!!

     

  5. alguem sabe onde eu consigo adquirir um ?

     

  6. alguem sabe onde eu consigo adquirir um ?

     
  7. Anônimo says:

    Para ser exato eles comem 1kg de comida diariamente, não precisam de tanto espaço já que são preguiçosos e caminhadas leves diariamente já são suficientes.

     

Deixe um comentário