• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Dálmata

Dálmata

Dálmata
Conhecido por sua pelagem de fundo branco cheia de manchas pretas em formas de moedas, o Dálmata é uma das raças mais elegantes e que despertam mais admiração. Na Grã-bretanha, no século XIX, este magnífico cão trotava lado a lado com as carruagens para proteger os passageiros dos saqueadores das estradas.

História do Dálmata

Apesar de muitos afirmarem o Dálmata ser um cão de origens inglesas, existe muito debate sobre isso. Certos autores afirmam que seu nome provém ou do seu local de nascimento, a Dalmácia, ou por ter sido utilizado nesta região durante a Guerra dos Balcãs. Outros acreditam que sua história teve ínicio na Índia, chegando na Europa por caravanas ciganas pela Dálmacia e Iugoslávia, onde pode ter ganhado o nome. Uma diferente linha de autores também afirma que tem origens no Egito ou na Grécia. Nos Eua ganhou a fama de cão do corpo de bombeiros, pois em 1800 ajudava junto aos cavalos no manejo do carro de bombeiros. Sua única distinção com o pointer são as manchas. Em 1961, com o desenho animado Os 101 Dálmatas, a raça alcançou proporções astronomicas.

Características do Dálmata

O Dálmata é um cão de excelente companhia, extrovertido, Inteligente, afetuoso, dócil e leal. O Dálmata também é sem dúvida o favorito das crianças pelo seu jeito carinhoso. Adapta-se à vida em apartamento desde que lhe seja proporcionado exercícios regulares devido ao seu excesso de energia. Pode ser usado como cão de guarda, cão guia de cegos.

Mudanças com a idade:
Os Dálmatas quando nascem são completamente brancos, na fase de filhote começam a surgir manchas que vão se tornando mais escuras e distintas a medida que envelhecem.
Altura: Macho: de 56cm a 61cm
Fêmea: de 54cm a 59am
Peso: Macho:cerca de 27kg
Fêmea: cerca de 24kg
Grupo: Grupo 6 – Sabujos Farejadores e Raças assemelhadas
Funções: Companhia, cão-guia e guarda
Grau de atividade: Alto
Pêlo: Curto, duro, denso e liso
Cor: Branco com manchas numulares bem espalhadas, pretas ou marrom-fígado
Nome de origem: Dalmatinac
País de origem: Croácia
Registro FCI: 153

Filed Under:

14 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Barros says:

    O Dalmata é uma ótima raça canina, porém ele é muito frágil, dura em cerca 8 anos.

     
  2. Marcela says:

    Adoro o desenho 101 dalmatas esses cachorinhos são muito fofos.

     
  3. Anônimo says:

    Tenho uma Dálmata de 2 anos e ela é muito ativa e tem muita energia. Essa raça precisa de espaço e estou sofrendo com isso pois na minha casa não tem o espaço suficiente e nem quintal, ela fica na garagem.Ela fica estressada e acaba estragando tudo que vê pela frente.Ela fica sozinha a maior parte do dia pois não tem criança na casa. Tem dias que ela não quer comer, pois não gastou energia o suficiente para sentir fome. E nos dias chuvosos ela sofre mais, porque não tem nem como sair para dar um passeio.
    Não aconselho pessoas que moram em apartamento ter um Dálmata, pois pelo menos a minha gosta de espaço, de correr, pular e brincar. É impossível deixar ela dentro de casa pois ela não para quieta nem um minuto.Não senta e não deita, só quer brincar. É preciso muita paciência ainda mais se você for uma pessoa muito ocupa que trabalha e tem vários compromissos. Já pensei em doá-la várias vezes pela falta de espaço mesmo, pois apesar de muitos prejuízos que ela me deu estragando as coisas eu gosto muito dela. Por isso sofro.

     
  4. Anônimo says:

    Tenho uma Dálmata de 4 anos, ela é muito esperta, e concordo que eles precisam de espaço, muuuito por sinal, são cães ativos e necessitam de atenção, se a minha não tem atenção, ela tenta faze isso das piores maneiras possiveis, roendo tudo que ve pela frente, fazendo buraco na grama e fazendo todo tipo de coisa pra chamar sua atençao. E não esquecendo que a falta de espaço pode causar stress e agressividade no cão, fazendo com que toda sua elegancia, vá pro espaço. é uma raça que eu recomendo, quem tem crianças, vai ter uma ótima compania.

     
  5. Anônimo says:

    estamos com um filhotinho ele hoje tem 2 meses mas o compramos quando tinha 40 dias, e esta sendo um doce lhe dar com ele, nosso outro cachorro uma poodle, o respeita e aceita o novo membro. Ele (o nosso dalmata)esta sendo a diversão do nosso filho de 4 aninhos.

     
  6. Anônimo says:

    Eu tenho uma mestiça de Dálmata com Dashund ela é muito linda dá risada quando nós vê mais é descunfiada com estranhos ótima cão de guarda nós a amamos muito docil,inteligente e leal.Desde que eu era pequena queria ter um agora eu tenho.

     
  7. Anônimo says:

    tenho um Dálmata muito linda é docil mas não aconselho ter um para quem mora em casa piquena ou apartamento pois ela precisa de muito espaço, por isso min modei para a casa da minha mãe na serra.

     
  8. Anônimo says:

    eu tenho uma dalmata com um ano e ela é muito ativa mas axo q ela ñ é pura pois tem menos manchas e mais espalhadas além d q ela é bem gordinha será q ela é dalmata pura? me ajudem

     
  9. Anônimo says:

    Caio , tenho uma dálmata de pinta marrom ,ela gosta de banana , biscoito da pedigree , sabe abrir a porta

     
  10. Anônimo says:

    Tenho uma Dalmata com cinco anos de idade ela é muito ativa e anciosa se não saimos com ela na semana, fica chorando e destroi alguma coisa,também sofre de gravidez psicologica onde agora é que poderemos castra-la,moro em uma casa com terreno amplo onde ela brincava bastante com sua companheria(uma pastor que já esta no fim de sua vida), devido a isso ela tem ficado ainda mais anciosa tanto, que estou tentando passar mais tempo com ela,sou muito feliz por tela a meu lado pois é um cão muito companheiro mas que precisa de muita atenção em todos o sentidos.

     

  11. Este comentário foi removido pelo autor.  

  12. Tenho um Dálmata de pintas Figado (Marrom/Chocolate) queria Cruza-lo com uma femea com a mesma cor de pintas. Gostaria de ter um filhote, moro em Carapicuiba - SP meu e-mail é moisespn1@hotmail.com

     
  13. Anônimo says:

    tenho um dalmata com cerca de seis meses ja foi desparazitado , ela come mas está estremamente magra mas tem muita genica o que lhe hei-de fazer?

     
  14. Unknown says:

    Tenho uma genérica de dálmata. Peguei com 45 dias, ia ser jogada no lixo. Veio toda branquinha com a boca por dentro cheia de manchas pretas. Pele rosada. Apareceu uma grande pinta preta na orelha esquerda. Agora depois de um ano esta ficando com o pelo do lombo meio marrom clarinho. É muito carinhosa e brincalhona. Adora correr e buscar uma bola. Atende a chamados e se mostra muito inteligente.Adora frutas. Como são lindas essas criaturas!

     

Deixe um comentário