• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Buldogue Campeiro

Buldogue Campeiro



Buldogue Campeiro
O Buldogue Campeiro é um cão extremamente versátil, com características de guardião e combatente. Destaca-se pela fidelidade ao dono, ama as pessoas que fazem parte do seu dia a dia e tem extrema coragem. Um Buldogue Campeiro adulto é difícil de ser adestrado por ser um cão muito determinado. É difícil encontrar quem teve um Buldogue Campeiro e não quis outro, mesmo tendo criado diferentes raças de cães.

História do Buldogue Campeiro

Trazida para o Brasil por imigrantes europeus no século XVIII, o Bulldog inglês deu origem ao Buldogue Campeiro. Esta raça era muito comum no sul do Brasil até o fim da década de 60, onde desempenhava largamente o papel de cão boiadeiro em fazendas e em matadouros, capturando e dominando o gado. Na década de 70 esteve ameaçado de extinção devido à introdução de novas leis e medidas sanitárias, mas acabou voltando após um trabalho de resgate.

Características do Buldogue Campeiro

O Buldogue Campeiro é de fácil adaptação e tem um ótimo convívio com as crianças. Gosta de ser dominado, é muito fiel e submisso. Desconfiado com estranhos, tranquilo, não é conhecido por latir sem necessidade. O Buldogue Campeiro é um cão extremamente rústico que não apresenta problemas de saúde comuns do buldog inglês.
Altura: 48cm a 58cm
Peso: de 35 kg a 45 kg aproximadamente
Grupo:
Funções: pastoreiro, guarda e companhia
Grau de atividade: Moderado a alto
Pêlo: lisa, de textura média (nem muito macia nem muito dura). Pêlo curto.
Cor: Todas são permitidas. A predominância é do dourado ou tigrado, sólido ou com branco. Já existiram buldogues campeiros totalmente brancos (não é bem para a lide ao sol). Nunca foi visto um totalmente negro.
Nome de origem: Buldogue Campeiro
País de origem: Brasil
Registro FCI: 08

Filed Under:

3 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anônimo says:

    Correção!
    O Buldogue Campeiro não é e nunca foi um cão de pastoreio, ele não é um cão pastor.
    A função de pastor executada por um cão é vigiar, tomar conta de um rebanho de gado, contra predadores ou ladrões, e arrebanhar, juntar e conduzir o gado em uma mesma direção e um mesmo local.
    O Buldogue Campeiro é um cão boiadeiro de contenção.
    A função dele é conter e dominar á força um boi, por meio de agarrar o fuço do boi com sua mandíbula, e submeter o boi á sua vontade, dominando o boi para facilitar o controle do mesmo, caso esse seja um animal bravo de difícil domínio pelo homem.
    Esse tipo de cão era utilizado, somente nos casos de bois bravios que não queriam ir para o abate na mangueira, ou fugiam do rebanho e se embrenhavam em meio a mato de difícil acesso para o peão em seu cavalo, dai o Buldogue entrava no mato e trazia o boi dominado pelo fuço.
    Em algumas ocasiões podiam também ser utilizados para facilitar o manejo de algum animal arredio.
    Um cão pastor somente cerca o gado, não fere o gado, somente em algumas ocasiões da uma mordiscada por traz, o controle do cão pastor em um rebanho de gado, se dá mais pelas posturas e movimentações e atitudes do cão do que pela agressão física.
    Com isso á uma grande diferença entre um cão pastor e um cão boiadeiro de contenção.

     

  2. Esse buldogue campeiro branco é um dos mais feitos que já vi, ta queimando o filme da raça. Vale apena trocar galera.

     

  3. Verdade pessoal, tem fotos mais bonitas com Campeiros no padrão da raça.

     

Deixe um comentário