• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Basenji

Bassenji

Bassenji
Basenji significa sertanejo ou nativo, essa é a origem da palavra na língua banto (falada por diversos povos africanos). Na África é usado como farejador e cão de guarda. O Basenji é muito lembrado por ter o hábito de se lamber como forma de banho e não latir como os outros cães, mas sim por emitir um latido agudo e contínuo.É uma das raças que mais preservaram as características de seus antepassados selvagens.

História do Bassenji

Os ancestrais desta raça viveram na época dos antigos egípcios, pois gravuras semelhantes ao Basenji foram encontradas em diversas tumbas de Faraós. Só foram descobertos pelos ocidentais há pouco mais de cem anos na Africa central, onde ainda eram usados como cães de caça em matilha. No início do séc XX chegaram a Europa, onde foram devastados pela cinomose, doença a qual não tinham imunidade natural. Depois foram criados na Grã-Bretanha e em 1941 chegaram aos Eua.

Características do Bassenji

Os Bassenji são alegres, espertos e brincalhões, mas não aceitam com facilidade pessoas estranhas. Não é aconselhável colocá-los com outros cães no mesmo ambiente, pois seu instinto de cão de matilha prevalhecerá e o Basenji só ficará satisfeito quando sua liderança for estabelecida.
Altura: Macho: 43cm

Fêmea: 40cm
Peso: Macho: 11kg
Fêmea: 9,5kg
Grupo: Grupo 5 – Tipo primitivo
Funções: Companhia e caça
Grau de atividade: Moderado a alto
Pêlo: curto, fino e denso
Cor: Preto e branco, vermelho e branco, preto fogo e branco
Nome de origem: Basenji
País de origem: Congo
Patronagem: Grã-Bretanha
Registro FCI: 43

Filed Under:

5 comments

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anônimo says:

    Parece um vira lata!

     

  2. Se não me engano você odeio cachorros, sempre o primeiro anonimo critica o cachorro, os Doris primeiros são feios, o pit bull é assassino o basenji parece um vira lata, se você entrou no site pra critical os animais por que não vai ver coisas de seu interesse?

     

  3. Além do mais esse cachorro é muito elegante, já foi minha raça favorita

     
  4. Anaify says:

    Na segunda foto onde mostra um Basenji com corpo inteiro, o animal aparenta ter pescoço de cisne causado provavelmente por coleira inforcador usada nas expocições para o juiz avaliar. http://www.brunotausz.com.br/novo_site/imagens/fotos_racas/basenji.jpg veja esse basenji, com padrão da FCI, será que esse é com padrão da FCI, por que tá mei diferente de um basenji.

     
  5. Anônimo says:

    Eu tinha uma preta e branca, era linda e encantadora. Infelizmente ela ficou velinha e nos deixou, mas até hoje lembramos dela com muito carinho. Os basenjis são especiais!

     

Deixe um comentário