• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Gravidez canina

Filhote na barriga da mãe

A duração da gravidez é de, em média, 63 dias. O crescimento do abdômem torna-se mais visível da quinta semana em diante, apesar de que se apenas um ou dois filhotes estiverem sendo gerados, ou se a fêmea estiver gorda, os animais da aproximação da maternidade poderão ser difíceis de ser detectados.

As mamas aumentam de tamanho e os mamilos crescem e endurecem a partir do 35º dia. Uma secreção aquosa pode sair dos mamilos quatro dias antes de os filhotes nascerem. Em fêmeas que tiveram várias crias, o aumento das mamas poderá não acontecer até a última semana de gravidez, e o leite materno geralmente só é produzido cinco ou seis dias antes do início do parto.

Durante o parto, deve-se alimentar a fêmea com um alimento de alta qualidade. Exercite-a com cuidado até o final da gravidez. A fêmea deverá receber vermífugos contra nematódeos três vezes: no início da gravidez, dez dias antes do parto e dez dias após.

A preparação para a chegada dos filhotes é muito importante, pois uma mãe em fase de amamentação precisará de um lugar limpo e calmo, como uma caixa, um cesto ou um canil com bastante jornais velhos que possam ser facilmente removidos e trocados por novos. Se você for marinheiro de primeira viagem, consulte um criador confiável ou o seu veterinário, conseguindo as orientações para o grande dia.

fonte: David Taylor, Os cães

Filed Under: