• Adestramento

  • Comportamento

  • Saúde

  • Cães de aponte

  • Curiosidades

Entrando no cio

Entrando no cio

O cio tem duração de 18 a 21 dias, apesar de a fêmea só aceitar o macho durante alguns dias, por volta da metade do período. A primeira fase do cio é indicada pelo inchaço dos lábios da vulva. Logo o sangramento se inicia (não é equivalente ao período menstrual humano), a fêmea estará altamente atraente para os cães, mas não aceitara suas investidas.

A partir desse estágio, o sangramento diminui ou cessa de uma vez, a vulva atinge o tamanho máximo e a fêmea aceitará o macho. Esse é o período fértil que dura de 5 a 12 dias, com o desejo sexual em alta durante os primeiros dois ou tres dias. Esse é o momento para permitir o cruzamento, caso esteja em seus planos a criação de filhotes. O cruzamento deverá ser repetido 2 dias depois para aumentar a possibilidade de uma fertilização bem sucedida. Se a fêmea engravidar, o período do cio tende a terminar mais cedo.

Em cães domesticados, o cio normalmente ocorre duas vezes por ano, exceto nos cães da raça Basenjis, os quais, como cães selvagens, lobos e rapozas, tem apenas um ciclo menstrual por ano. A maioria das fêmeas entra no cio entre janeiro e março e em um segundo cio entre agosto e setembro. Exceções ocorrem com frequência, no entanto algumas fêmeas poderão ter intervalos mais longos ou mais curtos entre seus períodos de cio.

Filed Under: